O que é o Fuxico?
Ninguém sabe ao certo quando e onde surgiu essa roseta feita de tecido, geralmente retalhos e sobras de tecido que possibilita a criação de tantas peças lindas de artesanato,
O Fuxico é chamado de “yo-yo” (por vezes “Fabric Yo-Yo”) na América do Norte, e de Suffolk puff ou Yorkshire Daisy nas ilhas Britânicas.
Segundo o Wikipedia, esses apliques são usados nas Filipinas há séculos. Uma teoria é que o nome “yoÿo”é devido a sua semelhança com o brinquedo chamado io-iõ, é um derivado da palavra filipina para “vai-vem” ou “volta”. Nos E. Unidos os primeiros trabalhos são mais comumente associados às décadas de 1930 e 1940.
No Brasil, a história do fuxico tem início no período colonial. Eles foram criados para que existisse o aproveitamento de sobras de tecidos, que eram artigos de luxo na época. O fuxico sempre esteve associado à comunidades de baixa renda, mas com a introdução diversas técnicas artesanais na moda e na decoração, ele começou a ser mais valorizado e utilizado. A palavra “fuxico” é de origem africana e significa “remendo”, “alinhavo com agulha e linha”.
A criação do Fuxico consiste em alinhavar as bordas de uma rodela, como se estivéssemos fazendo uma bainha e ao terminarmos esse contorno, puxa-se a linha até fechar a rodela, formando a trouxinha.
Em breve teremos vários vídeos com dicas e tutoriais no nosso canal do YouTube.